Andali S/A anuncia parceria com a Rumo para construção e operação de terminal de fertilizantes em Rio Verde (GO)

05/05/2021

A Andali S/A é uma joint-venture firmada entre as empresas CHS América do Sul Agronegócios, a BRFértil Fertilizantes e duas holdings fundadoras, e a Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, firmaram uma parceria comercial para a construção de um terminal de transbordo ferroviário e uma misturadora em Rio Verde (GO). Está prevista ainda a movimentação de fertilizantes a partir do Porto de Santos até Goiás. Com investimentos estimados em R$ 150 milhões, recursos provenientes da Andali S/A, o empreendimento amplia a capacidade operacional da Andali na região Centro-Oeste, reduzindo custos na cadeia de fertilizantes e gerando avanços na logística do agronegócio brasileiro.
O terminal, que entra em operação no primeiro semestre de 2022, será o principal ponto de movimentação de fertilizantes da Malha Central. A estimativa é que sejam movimentadas 1,5 milhão de toneladas de fertilizantes e misturadas 700 mil toneladas do produto por ano .
“A Andali é uma parceira estratégica e valiosa para o fornecimento de fertilizantes da CHS”, diz o vice-presidente de Global Grain & Processing para a CHS na América do Sul, Horacio Ackermann. “A habilidade da Andali em fornecer à CHS serviços de logística e mistura com eficiência, qualidade e competitividade dará maior suporte aos produtores na sua estratégia de gestão de riscos, bem como, irá gerar maior oportunidade de pagamento pelo fertilizante através da contratação antecipada da venda de grãos”.
“O investimento em Rio Verde está alinhado com o apetite de crescermos no centro oeste do país e desejo de contribuirmos com o avanço da logística do agronegócio nacional”, afirma Rafael Vaccari Gonçalves, Diretor Presidente da Andali S/A.
‘’A localização de Rio Verde é excelente para ofertarmos a melhor logística no atendimento do estado do Goiás e de uma porção importante do estado do Mato Grosso”.
O acordo prevê que a Andali fica responsável pelo investimento, operacionalização e gestão de toda a infraestrutura do terminal de fertilizantes; a Rumo responde pelo transporte dos produtos a partir do Porto de Santos com destino a Rio Verde. As empresas fecharam uma parceria de 30 anos para a exploração dessa operação.

Rota estratégica
O montante investido pela Andali no projeto compreende: sede e sítios industriais, estrutura de armazenamento e equipamento de mistura para blends. “O terminal é um passo importante nesta parceria para desenvolvermos um eficiente ponto de movimentação de fertilizantes na região”, diz o vice-presidente comercial da Rumo, Pedro Palma. “O apoio da prefeitura de Rio Verde no desenvolvimento do projeto tem sido fundamental para que tenhamos aqui o principal terminal desse tipo de carga ao longo da Malha Central”.
A cidade foi escolhida pela sua posição geográfica estratégica na rota do agronegócio. Rio Verde será o principal polo de escoamento de grãos, insumos e fertilizantes, atendendo toda a região, além de contar com mão de obra especializada.
O local escolhido para a construção do terminal de fertilizantes foi o complexo Rodoferroviário de Rio Verde. Esse terminal oferece complementaridade ao terminal de grãos, também instalado no local, oferecendo uma solução logística mais competitiva para as regiões de influência.

Sobre a Andali S/A
Com 23 anos de história, a Andali S/A tem como acionistas a CHS Agronegócios (50%), a BRFértil Fertilizantes (26,5%) e as holdings fundadoras (23,5%), e presta os serviços de mistura (industrialização), armazenagem, carregamento a granel e descarga, nos modais ferroviário e rodoviário, além de atuar em soluções relacionadas ao segmento de fertilizantes. Atualmente, possui um terminal dentro do complexo intermodal de Rondonópolis (MT) com capacidade para misturar 900 mil toneladas por ano e armazenar 270 mil toneladas estáticas.

Sobre a CHS Inc.
CHS Inc. (chsinc.com) é uma empresa líder em agronegócio de propriedade de fazendeiros, pecuaristas e cooperativas nos Estados Unidos. Diversificada em energia, agronomia, grãos e alimentos, a CHS está comprometida em criar conexões para fortalecer a agricultura, ajudando seus proprietários agrícolas, clientes e outras partes interessadas a desenvolver seus negócios por meio de suas operações domésticas e globais.
A CHS fornece energia, nutrientes agrícolas, sementes, produtos de proteção à cultura, serviços de comercialização de grãos, serviços agrícolas e de produção, produtos de nutrição animal, alimentos e ingredientes alimentares e serviços de gestão de risco. A empresa opera refinarias de petróleo e dutos, também fabrica, comercializa e distribui combustíveis refinados da marca Cenex®, lubrificantes, propano e produtos de energia renovável.

Sobre a BRFértil
A BRFértil se apresenta como uma opção comercial inteligente e comprometida em assessorar o produtor no incremento de eficiência, produtividade e agilidade indispensáveis para o sucesso da produção agrícola. Empenhada na inovação contínua de produtos e serviços, está sempre junta dos clientes e imbuída do propósito de nutrir plantas para alimentar pessoas e impulsionar negócios, contribuindo diretamente com crescimento do agronegócio brasileiro.
Seu know-how está focado em entender e atender as necessidades dos clientes no momento ideal de tomada de decisão na aquisição desses insumos.

Outras notícias

26/11/2021

Novembro: Aniversário da Andali S/A

Estamos há 24 anos Inspirando Confiança e Compartilhando Soluções!

19/11/2021

Participação do Jurídico em palestra promovida pela FIEP

A equipe do jurídico Andali, a convite da FIEP, participou da palestra ministrada pelo Dr. Rodrigo Meister de Almeida